Cafeína: Tudo sobre a substância presente na fórmula de Blade Energy

Cafeína: Tudo sobre a substância presente na fórmula de Blade Energy

O maior representante da cafeína é o café, claro, mas a substância está presente em muitos outros alimentos e traz inúmeros benefícios quando consumida com sabedoria. Parte da composição de Blade Energy, a cafeína é o ingrediente sobre o qual vamos falar hoje! Se liga só:

Onde ela aparece?

Várias plantas possuem cafeína na sua composição, não sendo exclusiva do café (Coffea arabica), sendo elas: erva mate (Ilex paraguariensis ), guaraná (Paullinia cupana ), cacau (Theobroma cacao ), chá (Camellia sinensis) e cola (Cola acuminata).

Quais os benefícios?

A cafeína age no sistema nervoso central como um estimulante direto. Ela inibe a ação da adenosina, uma substância que influencia a sensação de calma. Ao diminuir os efeitos da adenosina, a cafeína deixa nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental.

Outro efeito também conhecido é causar uma dilatação dos brônquios pulmonares, o que otimiza a capacidade respiratória. Estudos mostram que um dos motivos do melhor rendimento dos atletas com o consumo prévio de cafeína antes das atividades físicas é a melhora da capacidade respiratória com melhor oxigenação dos músculos. Aliás, além deste benefício, a substância diminui a percepção de cansaço pelo cérebro do atleta, fazendo com que o mesmo demore um pouco mais para atingir a exaustão.

Quais os cuidados no consumo?

Para aproveitar todos os benefícios da cafeína é importante saber utilizá-la com segurança. A sugestão de estudos é que não devemos ingerir mais de 300 mg por dia (alguns estudos sugerem no máximo 200 mg/dia ). Veja alguns exemplos:

  • 30 ml de café espresso: 40 a 75 mg
  • 1 xic. de 240 ml de café coado: 95 a 200 mg
  • 1 xic. de 240 ml de chá mate: 27 mg
  • 1 xic. de 240 ml de chá verde: 24 a 40 mg
  • 350 ml de refrigerante à base de cola: 30 a 35 mg
  • 240 ml de bebidas energéticas, como Blade Energy: 36 a 80 mg
  • 25 gramas de chocolate amargo: 17 a 23 mg
  • Analgésicos que possuem cafeína em sua fórmula: até 50 mg.

Comentários: