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Vitaminas do complexo B: as influências da B5, B6 e B12 na saúde

Ah, se todos conhecessem os benefícios que o consumo adequado de vitaminas do complexo B promove no corpo humano…

Provavelmente, ao preocupar-se com esse esclarecimento, muitos males dos quais somos acometidos seriam evitados. 

Você certamente já ouviu aquela frase famosa: “NÓS SOMOS O QUE COMEMOS!”. Creia, essa ideia faz muito sentido. 

Entre um e outro lanche rápido, esquecemos de avaliar a tabela nutricional destes alimentos e não temos ideia do que estamos entregando ao nosso organismo. Sequer sabemos se o básico que nos mantêm ativos durante uma jornada intensa de tarefas está presente. Aliás, possivelmente, pouca gente tem essa preocupação.

Hoje viemos aqui lhe falar de três vitaminas do complexo B que são essenciais para a vitalidade: B5, B6 e B12. Ah, sem esquecer de comentar que nos preocupamos com a sua saúde e, por isso mesmo, as adicionamos na fórmula de nosso Blade Energy. 

Vem com a gente!

O que são vitaminas do complexo B?

Humanos não são capazes de produzi-las em quantidades suficientes. Isso significa, que precisamos buscar alternativas para suprir essa escassez

O complexo B é um conjunto composto por vitaminas hidrossolúveis (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), que influencia na saúde mental, da pele, dos cabelos e do sistema gastrointestinal. Ajudam na formação das células vermelhas. Previnem a má formação fetal, a fadiga, a calvície, a depressão, a artrite, as alergias e a insônia.

Como você pode perceber, as oito vitaminas do complexo B são responsáveis por diversas funções físicas importantes.

São fundamentais, também, para o bom desempenho do metabolismo e dos músculos, atuando diretamente nas reservas de energia. Isso quer dizer que, sem a existência delas, adeus disposição até para levantar da cama.

Mas, espere aí! Ninguém precisa correr para o médico, bastando apenas adaptar a rotina alimentar e incluí-las. Ok!? 

Vamos mais além, para elucidar tudo isso!?

Por que as vitaminas do complexo B são chamadas de hidrossolúveis?

Facilmente, elas são dissolvidas pela água. Por não acumular vitaminas hidrossolúveis – que são eliminadas pela urina -, o organismo livra-se de todos os excessos e conserva apenas as quantidades necessárias. Ou seja, elas precisam ser repostas todos os dias.

Ficou clara a razão para mantê-las permanentemente na dieta?

Ah, e falando nisso…

Quando um alimento que contém vitaminas do complexo B é cozido em demasia, é normal que seus nutrientes se percam. Por este motivo, procure entender qual é o tempo adequado para o seu preparo e não deixe que ele perca suas propriedades.

O que ocorre quando há ausência destes nutrientes?

Felizmente, bebidas e alimentos nos dão uma forcinha nisso, de forma muito natural. 

De modo geral, pessoas veganas tendem a sentir os efeitos da carência de alguns destes nutrientes com maior facilidade. Isto ocorre porque o complexo B está presente em muitos alimentos de origem animal.

Eis alguns sintomas perceptíveis, quando há ausência deles no organismo:

Cansaço e indisposição sem aparente motivação;

Sensação de aspereza e irritação na língua;

Dores de cabeça;

Letargia;

Quedas de cabelo;

Fraqueza muscular;

Formigamento nos pés;

Irritabilidade constante;

Tontura;

Náuseas;

Alterações do sono;

Tremores.

Hora de aprofundar o conhecimento em três vitaminas do complexo B

Preparado para entender as funções específicas das vitaminas B5, B6 e B12?

Elas compõem diversos alimentos e bebidas, e uma delas é o Blade Energy. 

Vitaminas B5: como atuam e onde encontrá-las

Esses são os ÁCIDOS PANTOTÊNICOS.

Você nem imagina a imensidade de benefícios que o consumo das vitaminas B5 proporciona.

Conhecidas por serem versáteis, regulam o metabolismo celular, transformam carboidratos, proteínas e lipídios em energia, ajudam na regeneração de anticorpos e desintoxicação química, são ótimas para a saúde da pele e, pasme, diminuem o estresse.

Suas deficiências são raras, pois estão contidas na grande maioria dos alimentos. 

Alguns alimentos ricos em vitaminas B5:

Batatas brancas e doces

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Tomate

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Carnes Vermelhas

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Abacate

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Gérmen de Trigo

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Ovo de galinha

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Brócolis

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Feijões e lentilhas

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Cogumelos

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Nozes

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Vitaminas B6: como atuam e onde encontrá-las

Também são conhecidas como PIRIDOXINAS e exercem papéis primordiais para uma vida saudável. Auxiliam no processo químico de mais de 60 enzimas, o que afeta diretamente o metabolismo.

Agem no sistema nervoso, contribuem no combate à anemia, minimizam os riscos de doenças cardíacas, fortalecem o sistema imunológico, aliviam sintomas da tpm e menopausa e são poderosas na gestação e amamentação.

Alguns alimentos ricos em vitaminas B6:

Melancia

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Banana

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Cenoura

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Soja

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Abacate

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Espinafre

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Milho

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Batata

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Carne Vermelha

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Peito de Frango

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Ovos

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Cereais Integrais

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Peixes

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Sementes de Girassol

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Vitaminas B12: como atuam e onde encontrá-las

Chamadas também de COBALAMINAS.

Perfeitas para os músculos, protegem o corpo da anemia megaloblástica e são importantes na formação do DNA.

Além disso, previnem o envelhecimento do cérebro, sendo consideradas essenciais para os idosos.

Sobretudo, por serem encontradas em alimentos de origem animal, quem pode sofrer com sua deficiência são as pessoas veganas. Por este motivo, é interessante que façam suplementação adequada, com a ajuda de um profissional.

Alguns alimentos ricos em vitaminas B12:

Peixes

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Carnes vermelhas

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Ovos

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Laticínios

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Blade Energy preocupa-se com a sua saúde

Ah, antes de concluirmos esse artigo, mais uma informação valiosa:

Diferente do que muitos pensam, uma vez que o excesso é excretado via urina, as vitaminas do complexo B não engordam.

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