Treinamento HIIT: Exercícios Que Exigem A Sua Energia Estão Em Alta

O treinamento HIIT tem se popularizado cada vez mais e conquistado quem ama um desafio, muita atividade física e adrenalina. A sigla, que traduzida do inglês, quer dizer treino intervalado de alta intensidade e é uma técnica utilizada para quem busca um emagrecimento rápido.

Para quem busca um exercício rápido, intenso e com alta queima de calorias, o treinamento HIIT é a prática ideal e tem tudo para se tornar um grande aliado do seu corpo e saúde. Os resultados não são milagrosos, assim como qualquer prática de atividade física, mas quando seguido com fidelidade pode surpreender.

As principais vantagens do treinamento HIIT é o aumento do metabolismo e maior ingestão de oxigênio. Essa alta intensidade significa que durante a prática, a sua frequência cardíaca deverá ficar entre 85% e 100% da faixa máxima. Já durante o descanso, essa frequência cai para algo entre 40% e 50%.

Apesar de bastante popular e com excelente histórico, é sempre lembrar que o treinamento HIIT não trabalha sozinho. Manter uma alimentação balanceada e regular é parte desse processo de emagrecimento e fortalecimento regular.

Como funciona o treinamento HIIT?

A prática do treinamento HIIT nada mais é do que uma sequência de exercícios com pequenos intervalos, de 30 a 60 segundos. Na maioria dos casos você irá se deparar com uma sequência na qual os primeiros três minutos são para aquecer e, em média, de 4 a 15 minutos de prática.

Fique preparado, porque ele é bastante dinâmico e vai exigir muito fôlego. É muito indicado para quem não se adapta com um ritmo de academia, por exemplo, onde existe bastante repetição nos aparelhos.

O conceito do treinamento HIIT é de que mesmo após a prática, período que o seu corpo esteve realizando o máximo de esforço, os músculos seguem contraídos por até 48 horas. Isso significa que até mesmo dormindo você seguirá sentindo os efeitos dos exercícios, já que o corpo segue trabalhando.

Tipos de treinamento HIIT

  • RST: esse tipo de treinamento HIIT é chamado de Repeated Sprint Training. As sequências aqui são feitas com intervalos curtos. Em média são estímulos de 3 a 7 segundos e intervalos menores que 60 segundos.
  • SIT: já o Sprint Interval Training tem os estímulos intercalados com intervalos que podem ser passivos ou ativos. Esses estímulos são feitos entre 20 e 30 segundos e os descansos maiores de 2 a 4 minutos.
  • HIIT de intervalo curto: neste tipo de treinamento se tem intervalos de descanso menores ou iguais a 60 segundos entre os estímulos.
  • HIIT de intervalo longo: já neste, ficam os intervalos de descanso maiores que 60 segundos entre os estímulos.

É possível ganhar massa muscular com o treinamento HIIT?

A dúvida para muitos é se, mesmo como uma prática bastante aeróbica, é possível ganhar massa muscular. E sim, é possível. Muitas aulas de HIIT tem justamente esse foco e excelentes resultados.

A postura aqui é acrescentar vários exercícios que exijam trabalho dos músculos, como flexões, abdominais e tipos específicos de alongamentos.

E você, o que achou dessa nova tendência entre os apaixonados por atividade física? É uma ótima forma de desenvolver e gastar energia do seu dia com muita saúde e grandes resultados para a forma física.