trabalho home office produtivo e saudavel

Trabalho home office: 8 conselhos para manter a rotina saudável e produtiva

Equilíbrio, motivação, produtividade. Essa sequência de palavras é proposital, para iniciarmos a nossa conversa sobre trabalho home office saudável. Antes de mais nada, faça um exercício mental: leia novamente os três termos. Você acredita que um seja capaz de existir sem o outro?

À primeira vista, trabalhar em casa só traz benefícios. Não há envolvimento com trânsito, é possível dormir um pouco mais e nada precisa ser feito com pressa.

No entanto, com o passar do tempo, alguns entraves começam a surgir. Situações com as quais você não contava, e nem imaginava passar, afinal está mantendo um cotidiano dentro do aconchego do seu lar.

Para dizer a verdade, você já se deu conta de que o romantismo não existe. É desafiador enfrentar uma rotina na qual deve-se separar a vida pessoal da profissional. O cenário se agrava ainda mais quando a saúde pública mundial clama por isolamento. 

Aqui surge nosso primeiro ponto: o EQUILÍBRIO.

Quer aprender a criar um dia a dia verdadeiramente benéfico, enquanto o home office toma 100% de sua jornada de trabalho? Então, acompanhe o artigo que preparamos. Não esqueça de saborear seu Blade Energy, enquanto absorve as 8 dicas que elencamos.

1 – Acorde, ao menos, meia hora antes de iniciar o expediente

Levantar da cama um minuto antes de ligar o computador não é uma boa prática. Drible a preguiça, alongue-se, tome um banho, arrume-se como se fosse sair de casa e alimente-se.

As recomendações são válidas para qualquer turno. 

2 – O trabalho home office não deve tomar conta do seu dia

Se a empresa para a qual você presta serviço tem flexibilidade de horários, gerencie você mesmo o seu tempo. Organize-o de uma forma em que suas atividades sejam cumpridas, sem esquecer das refeições e do descanso entre períodos.

Com essa coordenação em segundo plano, ou seja, sem priorizar os cuidados consigo mesmo, logo logo você estará extremamente cansado e desmotivado. Lembre-se que o trabalho home office tem a intenção de promover bem-estar e qualidade de vida.

3 – Mantenha um bom relacionamento com a equipe, mesmo no trabalho home office

Quem nunca se sentiu um peixe fora d’água, durante o trabalho à distância?

As calls e videoconferências vêm sendo grandes aliadas, para as mais diversas finalidades. Para manter a proximidade com a equipe da sua área, ou com a empresa como um todo, as salas virtuais de reunião são valiosas. 

Além de falar sobre os projetos, utilize as oportunidades para descontrair e trazer mais leveza para o dia – proponha temas que desviem das obrigações. Trabalhar em casa pode ser realmente solitário e esses momentos serão fundamentais para promover mais disposição. 

4 – Atenção com a ergonomia

Desde as físicas até as psicológicas, as doenças ocupacionais merecem uma boa dose de atenção. Basear-se na ergonomia para montar seu escritório para trabalho home office é, certamente, uma das melhores formas de prevenção.

Construa um ambiente que privilegie o conforto. Escrivaninha apropriada para a sua altura, apoio para os pés e o, mais importante de tudo, uma cadeira adequada.

Esses são requisitos básicos para manter uma rotina muito mais produtiva.

5 – Cuidado com a procrastinação durante o trabalho home office

Os deadlines das atividades são muito importantes. Então, estabeleça-os. Assim, as suas horas em frente ao computador serão bem aproveitadas e de produção qualificada.

De forma alguma isso significa que os gestores estão colocando pressão ou assumido uma falta de confiança em você. Trata-se de auxiliar na educação do seu cérebro para as responsabilidades. É muito, muito fácil mesmo, distrair-se e perder o foco em um trabalho home office.

6 – Junk foods, fast foods e bebidinhas açucaradas: passe longe de tudo isso!

Tente fugir de todas aquelas comidas que não ajudam em nada a manter seu corpo saudável.

Elas podem até ser gostosas mas, a longo prazo, incontestavelmente, tornam-se verdadeiros venenos. 

Prefira sempre bebidas que tragam benefícios para o seu organismo. Café, chá, chimarrão e, para manter-se 100% ligado e com uma alta carga de energia, nosso vitaminado Blade Energy Drink.

A nossa principal fonte de hidratação é a ÁGUA. Mantenha uma garrafa com tampa próxima à sua escrivaninha e beba sempre que sentir uma pontinha de sede. É incrível, mas muita gente esquece de consumir esse líquido tão fundamental para manter a saudabilidade.

7 – Afaste-se da companhia dos familiares

É ótimo poder estar sempre juntinho da família, concorda!?

Mas esse é o grande desafio que citamos lá na introdução do blog-post: você precisa separar as coisas. Seus filhos, pais, irmãos, tios, esposas ou maridos não são integrantes do seu time de trabalho – salvo algumas exceções. 

Sendo assim, o ideal é montar o seu cantinho de trabalho home office em um local tranquilo e mais isolado. A sua concentração e bons resultados irão agradecer muito.

8 – Cuidado para não ficar paranóico

Sua boa saúde mental é vital para fazer o trabalho home office funcionar. Ansiedade e outros sentimentos desconfortáveis devem ser eliminados. Peça ajuda profissional, se for o caso. A adaptação, para algumas pessoas, não é um mar de rosas.

Além do mais… 

O silêncio pode ser um tanto enlouquecedor. Um som ambiente relaxante, ou músicas que lhe inspiram são ótimas companhias. 

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de interagir conosco aqui nos comentários. Ah, e fique ligado nos posts mensais que fazemos por aqui. Até breve!