razões para viajar

Razões para viajar: Descubra porque esse é um dos melhores investimentos na vida

Podemos começar esse texto fazendo uma adaptação da música “Mar De Gente” do O Rappa, em que ele diz que “Navegar é preciso se não a rotina te cansa”, para VIAJAR é preciso. Afinal, razões para viajar não faltam, concordam?

É impossível negar que viajar é extremamente enriquecedor ao apresentar novas perspectivas e possibilitar que tenhamos outros pontos de vista. Conhecer culturas e tradições distintas, e viver em lugares diferentes nos ajuda a ampliar nossa visão sobre a grandeza do universo. E mais, a alimentar, e ao mesmo tempo satisfazer, a curiosidade pelo desconhecido.

Alguns especialistas dizem que o espírito aventureiro está, na verdade, em nossos genes, e mais especificamente no chamado DRD4-7r, um receptor de dopamina (neurotransmissor do prazer) que foi batizado como “o gene viajante”. 

Para David Dobbs, pesquisador da National Geographics, este gene faz com que as pessoas que o possuem aceitem melhor mudanças e aventura, e também sintam mais afinidade para assumir riscos em termos de novas ideias, comidas, relacionamentos, entre outros. Além da constante necessidade de viajar, os indivíduos que portam esse gene são pessoas independentes, criativas, que buscam conhecer novas culturas e outras formas de vida. Em suma, tudo o que traz crescimento pessoal.

E se, de algum modo você sente uma conexão com esse tema, o blog de hoje não pode ser ignorado. Vamos mostrar ótimas razões para viajar e provar que esse é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer.

Está com a mala pronta para explorar esse conteúdo?

Razões para viajar: 13 provas de que desbravar os lugares é um dos melhores investimentos que você pode fazer

  • Viajar amplia o conhecimento

Uma das principais razões para viajar é o aprendizado que uma viagem proporciona.

Quando você viaja um mapa-múndi se forma na sua mente. E por mais que seja interessante ler nos livros como o destino é antes de conhecê-lo, ter a sensação de sentir a história sob os próprios pés é completamente diferente.

Vivenciar aquela cultura, o idioma, entender os costumes e o modo de vida distinto do seu, te dá uma bagagem de conhecimento que você jamais esquecerá.

  • Viajar nos tira da zona de conforto

Viajar nos faz expandir os horizontes, afinal, alguns dos nossos maiores medos são superados. Como o medo de avião ou do desconhecido, da cultura, do idioma, de ficar perdido, entre tantos. 

Uma das razões para viajar é que você aprende a lidar com situações inusitadas, e isso te tira da zona de conforto para enfrentar e viver experiências diferentes. Te faz mais perspicaz e destemido!

  • Você se torna grato pelo que tem

Sabemos que nenhum lugar é perfeito, e isso se torna evidente durante uma viagem. É que, muitas vezes, nos deparamos com pessoas que vivem em situações menos favoráveis que a nossa. E perceber que elas conseguem sobreviver com muito menos do que estamos acostumados acaba nos impactando. É neste momento que você passa a valorizar mais certos aspectos do seu país e se torna grato pelos recursos que tem.

  • Seu nível de responsabilidade aumenta

Uma das razões para viajar é a possibilidade de deixar a rotina para trás e viver novas experiências. Além disso, quando você é forçado a se virar sozinho, sem o apoio da família e dos amigos, o amadurecimento é inevitável.

  • Viajar melhora a sua saúde

Sabe aquelas caminhadas longas na praia ou aquelas feitas porque você se perdeu na cidade? Tudo isso aliado ao bom humor melhora a circulação do sangue, libera dopamina, libera felicidade, e consequentemente, reflete na cor da pele. 

Dessa forma, involuntariamente você está diminuindo o estresse e os riscos de doenças no coração. Que maravilha!!!!

  • Você conhece novas pessoas

Sair da bolha em que vivemos significa conhecer novas pessoas, e, cada nova interação é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Isso fará de você uma pessoa mais desinibida, confiante e comunicativa ao longo do tempo.

  • Você faz novos amigos

Uma das razões para viajar é a oportunidades de fazer novas amizades depois de adulto (o que, acredite, é mais difícil do que parece). É que viajantes costumam ter muitas coisas em comum uns com os outros. E, por isso mesmo, amizades feitas durante uma viagem têm grandes chances de durar a vida inteira.

Além disso, fazer amigos ao redor do mundo é uma ótima desculpa para começar a planejar outras viagens. É bem reconfortante saber que você terá com quem contar caso precise de hospedagem em outro país no futuro.

  • Você se torna mais empático

As pessoas podem ter hábitos e crenças diferentes, mas, no final das contas, a maioria de nós tem objetivos e prioridades muito parecidos. São surpreendentes as semelhanças que você pode encontrar com diferentes pessoas ao redor do mundo.

É bem provável que haja alguém do outro lado do planeta passando pelas mesmas dificuldades que você. Umas das razões para viajar é que ela nos ensina que, apesar das diferenças culturais, religiosas e econômicas, somos muito mais parecidos uns com os outros do que imaginamos.

  • Você aprende a se adaptar

Viajar te ensina muito sobre quem você é, o que você gosta de fazer e quais são suas forças e fraquezas. Você será testado o tempo todo e terá apenas duas opções: voltar correndo para casa ou se adaptar. 

  • É inspirador

Religioso ou não, idealista ou prático, há experiências incríveis vividas durante uma viagem capazes de tirar o fôlego e mudar a sua vida para sempre. Todos nós vivemos momentos marcantes durante uma viagem que irão ajudar a moldar a nossa personalidade.

  • Auxilia no autoconhecimento

    Viajar é, muitas vezes, o único momento em que conseguimos ser mais “egoístas”, nos concentrando apenas em nós mesmos e naquilo que realmente queremos fazer. 

    Enquanto alguns precisam de pequenas escapadas várias vezes ao ano, outros preferem economizar para fazer viagens maiores, mas todos nós temos a necessidade de nos desconectar do cotidiano em algum momento. 

    De modo geral, a busca pelo autoconhecimento é um dos fatores que mais faz as pessoas terem o desejo de viajar.

  • Sua habilidade com as finanças é aprimorada

    Uma viagem é, muitas vezes, a primeira grande compra que fazemos na vida, concordam? E, consequentemente, uma oportunidade de aprender mais sobre planejamento financeiro. 

    Seja economizando e planejando com antecedência, você aprenderá muito sobre como e onde gastar o seu dinheiro da próxima vez que decidir viajar. 

  • Você se torna um ser humano melhor

Embora muitos bens materiais tenham a capacidade de nos fazer felizes temporariamente, elas não têm o poder de nos satisfazer por completo. Por isso estamos constantemente buscando algo a mais.  

E uma das principais razões para viajar é que quanto mais viajamos, mais somos capazes de perceber o real valor deste tipo de experiência. E compreendemos que ser e estar é infinitamente mais vantajoso do que ter.

Esses benefícios são duradouros, diferente da felicidade momentânea de comprar alguns objetos. Até porque, no futuro, nossas memórias serão compostas pelas coisas que vimos e fizemos, e não pelo que compramos.

Agora que você já sabe quais são as 13 razões para viajar, que tal começar a organizar a sua próxima aventura? Interaja conosco aqui nos comentários e diga qual será o seu primeiro destino pós pandemia.

E não esqueça de levar um Blade Energy para deixar a sua viagem ainda mais incrível!