Corrida de rua

Corrida de rua: 9 benefícios do esporte que vêm ganhando mais adeptos no Brasil

Tênis, relógio e roupas apropriadas. Esses são os principais itens para os primeiros passos na corrida de rua. E cada vez mais percebemos um aumento de pessoas praticando esta modalidade tão democrática, onde basicamente precisamos apenas de um local apropriado para correr.

E você já deve ter se deparado nos fins de semana com eventos de corrida de rua em algum canto da cidade, seja ela qual for. Ou então provavelmente já encontrou atletas profissionais ou amadores praticando o esporte em parques, praças públicas ou mesmo em avenidas específicas. Essa atividade física ganha a cada ano mais adeptos e atrai pessoas de todas as idades e porte físico. Estima-se que existam entre 5 milhões e 11 milhões de praticantes de corrida de rua no Brasil.

Os motivos para investir na corrida de rua são diversos. Algumas pessoas querem perder peso, outras têm como objetivo melhorar a saúde, algumas querem competir, assim como tem quem queira tentar algo novo. Seja qual for o seu, você vai experimentar muitos benefícios físicos, mentais e emocionais se dedicando ao esporte.

Reunimos nove razões para inspirar você a investir na corrida de rua. Confira!

Melhora a saúde

Um dos maiores benefícios da corrida de rua é que ela é boa para a saúde. Correr é uma excelente maneira de fortalecer o coração e garantir o fluxo eficiente de sangue e oxigênio por todo o corpo, o que ajuda a diminuir o risco de um ataque cardíaco. Exercício, combinado com a manutenção de um peso saudável, é uma das melhores maneiras de reduzir, naturalmente, a pressão arterial, se ela está acima do normal. Se você tem colesterol alto, a corrida também pode ajudar a mantê-lo sob controle.

Auxilia na redução do peso

Muitas pessoas começam a correr para perder alguns quilos extras. Isso porque a corrida de rua é uma maneira eficiente de queimar calorias e perder peso. Se você já está no peso ideal, ela ainda pode ajudá-lo a manter o ponteiro da balança no lugar. Mas não pense que por conta disso você pode comer o que quiser. A regra básica da perda de peso (queime mais calorias do que consome) também se aplica aos corredores.

Combate a depressão e alivia o estresse

A corrida de rua é ótima para ser mais feliz. Segundo pesquisas, praticar atividades aeróbicas por pelo menos três vezes por semana pode reduzir os sintomas da depressão e de ansiedade de forma tão eficaz quanto tomar remédios. Também ajuda a estimular o crescimento de neurônios em certas regiões do cérebro danificadas pela depressão.

Além disso, estudos com animais descobriram que a atividade estimula a produção de moléculas cerebrais que melhoram as conexões entre as células nervosas, agindo assim como um antidepressivo natural.

Fortalece os ossos

Como a corrida de rua se trata de uma atividade que gera impacto sobre nossos ossos e articulações, é sabido que esta atividade melhora a massa óssea e, consequentemente, há uma melhora no fortalecimento dos ossos.

Proporciona novas amizades

A corrida de rua é um esporte individual, mas não solitário. Junto com os benefícios da atividade aeróbica, ela ajuda a ampliar o círculo de amizades de quem corre. Por isso, o número cada vez mais crescente de grupos de corrida no país. Você pode definir metas e realizá-las em conjunto. Além disso, ter um companheiro de corrida regular é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Alguns corredores ainda compartilham conselhos e motivação em fóruns online ou nas redes sociais.

Aumenta a energia

Quando você está se sentindo fraco ou cansado, a corrida de rua é uma ótima maneira de aumentar a energia. Corredores que preferem treinar pela manhã melhoram os níveis de energia durante o dia. Já os que optam por dar as passadas durante a noite, dormem muito melhor. Se você combinar os exercícios com uma dieta saudável, seus níveis de energia serão ainda melhores.

Eleva a autoestima

Quem pratica a corrida de rua regularmente tem mais confiança e autoestima. Isso acontece porque definir metas e conseguir alcançá-las faz com que você se sinta bem com você mesmo. E essa é uma característica básica da corrida.

Melhora a qualidade do sono

A corrida de rua é uma atividade que tem um gasto calórico grande e esse pode ser um fator que te ajudará a ter noites de sono melhores. Devido ao fato de estarmos fazendo uma atividade de grande intensidade, e pelo esforço que nosso corpo é submetido, tendemos a dormir melhor. Isso significa que podemos ter uma noite de sono com mais qualidade.

É versátil e requer baixo investimento

A corrida de rua requer poucos equipamentos e pode ser feita em quase todos os lugares. Tudo que você precisa é um bom par de tênis, uma roupa confortável e disposição para sair correndo. Das calçadas da cidade a trilhas arborizadas, há uma abundância de lugares para que você se exercite, sem nenhum custo. Se você viaja muito, é fácil levar os tênis de corrida de rua na mala para que você mantenha os treinamentos mesmo quando está na estrada.

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