idoso atleta beneficios da pratica esportiva

Idoso atleta: 5 benefícios da prática esportiva para a qualidade de vida

Já não é nenhuma novidade que manter-se em forma é ótimo para garantir uma boa saúde. Exercícios físicos, aliados à alimentação diária regrada, são a fórmula perfeita para corpo e mente entrarem em conexão com uma vida plena. E a regra não é diferente para aqueles que já passaram dos 60 anos. Aliás, um idoso atleta está prevenindo uma série de disfunções que ficam mais latentes com o passar do tempo.

Muitos agarram-se na hipótese de que com a aposentadoria, viver bem é aproveitar prazeres como dormir, comer e sentar-se em frente à TV ou ao computador e relaxar. Quando estas tornam-se as razões primordiais de passar os dias, um inimigo perigoso a qualquer faixa etária passará a assombrá-lo: o temido e nada agradável sedentarismo.

A prática esportiva é importante em qualquer idade e para todas as pessoas, sem exceção. O que pode mudar é uma restrição ou outra, mas saiba que existem adaptações para tudo.

Para convencê-lo da importância, buscamos os 5 benefícios que um idoso atleta poderá encontrar ao exercitar-se com frequência. Vem com a gente, vamos lhe contar tudinho!

Idoso atleta: quanto mais atividades físicas, melhores serão as saúdes física e mental

A Organização Mundial da Saúde já está cogitando a hipótese de subir a idade que marca o início da fase conhecida como a melhor idade. A verdade é que os idosos com aquelas características padrões como cabelos branquinhos e bengalas, há tempos vêm perdendo o estereótipo.

A razão principal para isso é que eles estão se dando conta de que a longevidade está atrelada a uma vida saudável, balanceada e bem humorada.

Sendo assim, vamos ver por que ser um idoso atleta é crucial para a qualidade de vida.

1 – Prevenir ou retardar o aparecimento de doenças crônicas

Hipertensão e obesidade são constantes entre os brasileiros da faixa etária entre 60 e 69 anos. Um estudo do Ministério da Saúde apontou que mais de 50% deles apresentam uma ou ambas as enfermidades. E sabe o que pode preveni-las? Oras, a prática regular de atividade física!

Além disso, outras patologias como diabetes e osteoporose podem ser tratadas, ao ponto de terem os sintomas neutralizados apenas com uma rotina esportiva.

Quando falamos em um idoso atleta, não estamos falando do novo corredor mais rápido do mundo ou de uma ginasta olímpica. Aliás… isso não é impossível!

Mas exercícios simples como caminhadas, marchas e até musculação transformam a saúde.

2 – Melhora na capacidade motora

A capacidade motora diminui à medida que tornamos nossos movimentos mais limitados. Sim, a culpa é todinha nossa.

Adicionar uma dose diária de atividades físicas, aumenta as massas muscular e óssea, além de contribuir para a manutenção da força. Ao mesmo tempo, postura, equilíbrio e a simples capacidade de fazer tarefas rotineiras – que fica mais difícil ao longo dos anos – melhoram significativamente.

O conjunto desses atributos resultará em uma vida com menos riscos de quedas, fraturas e mais autonomia.

3 – Ajuda no fortalecimento muscular

Especialistas afirmam que após os 50 anos, o organismo humano passa por um processo natural de perda de massa muscular. E para levar uma vida com mais segurança, é fundamental adicionar a modalidade de treinamento de força no dia a dia. Assim, as lesões passarão longe.

4 – Excelente para a sociabilização e a criação de laços de amizade

Não há porque existir solidão na vida de um idoso atleta. 

O esporte é um aliado da capacidade de sociabilização. Gera uma união incrível. É uma maneira de ser mais feliz, ter mais disposição, consolidar amizades e estimular a vontade de conversar e sorrir constantemente.

A explicação da ciência para isso é só uma: a produção de ENDORFINA., o hormônio que relaxa o organismo e nos dá a sensação de prazer. 

5 – Estilo de vida mais equilibrado

Como retardar a declinação dos sistemas fisiológicos do corpo? 

Um estilo de vida mais equilibrado é a chave do sucesso. Através dos esportes, idosos atletas seguram a velocidade com a qual as modificações são processadas.

Idoso atleta: cuidado com os excessos!

Este é um conselho que vale para qualquer idade: excesso de atividades físicas pode ser prejudicial.

Então, sempre certifique-se de obter orientações de profissionais sérios e preocupados com o seu bem-estar. Eles irão avaliar, prescrever e monitorar as atividades selecionadas.

A recuperação de uma lesão muscular em pessoas idosas é mais lenta. Portanto, fique sempre alerta e evite problemas!

Idoso atleta: quem esteve sedentário boa parte da vida, pode começar a fazer exercícios físicos?

Deve, e o quanto antes!

Entretanto, comece com calma, priorizando a baixa intensidade e a evolução gradual. Lembre-se que o importante mesmo é manter o corpo em movimento. 

Não importa a idade avançada: escolha uma modalidade que lhe faça sentir-se bem o tempo todo… caminhe, corra, pedale, nade, dance!

E para manter a energia e a hidratação, alimente-se corretamente, não esqueça de beber água e carregue sempre consigo sua dose diária de Blade Energy.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de interagir conosco aqui nos comentários. Ah, e fique ligado nos posts mensais que fazemos por aqui. Até breve!