estudar-para-o-vestibular-blade-energy

Estudar para o vestibular: como preparar-se sozinho

Estamos em plena era tecnológica, e cada vez mais evoluímos para uma autonomia de aprendizado. É claro que estudar para o vestibular com a ajuda de um cursinho ainda tem muitas vantagens, mas saiba que é possível sim preparar-se sozinho.

É difícil, a gente sabe! Aliás, em nenhum dos casos a jornada até a aprovação pode ser considerada a mais simples do mundo. Além dos fatores conhecimento e cansaço – esse último facilmente driblado por Blade Energy –, o candidato precisa lidar com outro elemento bem complicado: o nervosismo.

Para ajudá-lo a tornar essa rotina menos estressante e mais proveitosa, separamos algumas dicas muito legais. Leia nosso artigo e comece hoje mesmo a otimizar o seu tempo.

Estudar para o vestibular requer disciplina

Cercado de distrações, principalmente provocadas pelas redes sociais, o próprio vestibulando precisa estabelecer algumas regras. Organizar os temas, definir um local sossegado e determinar as horas diárias de dedicação são estratégias fundamentais para começar.

É claro que dá para encontrar uma super ajuda no Google. Aliás, utilizá-lo promove grandes benefícios ao aprendizado. Porém, o importante, é saber que aquele momento é de absorção de conhecimento relevante para as provas. Informações secundárias, que não apresentam valor para o conteúdo programático dos concursos, devem ser ignoradas.

Estudar para o vestibular é abandonar, momentaneamente, as festinhas e os contatinhos para dispôr-se a mergulhar em um universo paralelo de muita concentração.

Simulados e provas anteriores são importantes para conhecer o estilo das universidades

Para traçar qualquer tática de combate, você precisa conhecer o campo de batalha. Afinal, diversos adversários estão fazendo o mesmo. Somente os melhores sobrevivem e conseguem acesso às vagas.

As universidades públicas e privadas costumam deixar online as provas de concursos anteriores, às quais você deve acessar e resolver. Essa também é uma excelente forma de estudar para o vestibular, aproveitando para ficar ciente daquilo que está por vir.

O Youtube tem ótimos canais promotores de conhecimento

Das grandes vantagens de utilizar a internet para estudar para o vestibular, os canais especializados do Youtube são os grandes destaques. Existem muitos professores bons, entregando conteúdo gratuito. Vale à pena acompanhá-los.

 

E para não ficar com sono durante aquela explicação mais elaborada, aproveite para renovar as energias abrindo uma latinha de Blade Energy Drink. Além de lhe refrescar, a bebida lhe ajudará com o foco.

 

Alongue-se, descanse e, de vez em quando, lembre-se da vida social

Não pense que estudar 24 horas por dia é a garantia da tão sonhada vaga no curso superior escolhido. Mais do que quantidade, você precisa de qualidade.

Separar um tempo para descansar é imprescindível. Seu cérebro precisa de um intervalo para absorver e fixar a sabedoria recém adquirida. Aproveite esse tempo para alimentar-se, alongar-se, fazer algum exercício físico e esvaziar a mente.

Ah, e são os momentos de estudo que devem ser reservados apenas para tal. Entretanto, não é necessário isolar-se e deixar de viver socialmente.Há quem diga que isso apenas atrapalha, pois transforma a preparação para o vestibular em uma agonizante tortura.

Como conciliar? COM ORGANIZAÇÃO! Acredite, dá para fazer tudo.

Durma bem e veja o que acontece ao estudar para o vestibular

Noites de sono completas e tranquilas trazem mais disposição para enfrentar o dia a dia.

Obviamente, em época de estudar para o vestibular, o repouso também é fundamental. Trabalhe a ansiedade, saiba quando parar e policie-se para dormir a quantidade de horas necessárias. Cada organismo funciona bem de uma determinada forma. Encontre a sua!

Atualize-se sobre o que está acontecendo no País e no Mundo

É importante estar antenado, e não somente para passar no vestibular.

Veja o noticiário e acompanhe as redes sociais dos veículos de comunicação locais e mundiais. Não raramente, as provas costumam abordar questões que envolvam as atualidades, inclusive como temática das redações.

Quais táticas podem ajudar a estudar para o vestibular sem frequentar um cursinho?

Veja o compilado que preparamos e estruture seu plano de estudos. Ainda dá tempo!

  • #1 Sempre confira as fontes das informações adquiridas. Por mais que a internet auxilie no processo, ainda assim você poderá encontrar equívocos;

  • #2 Organize sua rotina de estudos em uma planilha, dividindo o planejamento por áreas e temas. O ideal é separar duas matérias diferentes por dia, focando em um assunto por vez;

  • #3 Nada de sobrecarga. Todos temos limites. Descanse, divirta-se, distraia-se. Entretanto, faça tudo isso com previsão;

  • #4 Não esqueça dos livros. Você pode ir até uma livraria para buscar essas fontes fisicamente ou baixar suas versões digitais. Sites, como a Amazon e o Submarino, costumam ter uma variedade imensa de autores;

  • #5 Familiarize-se com as bancas avaliadoras das universidades. Estude os concursos anteriores e aprenda como cada uma delas seleciona os seus alunos;

  • #6 É importante treinar para a redação. Escreva, ao menos, um texto por semana e peça para outra pessoa avaliar. O melhor é pedir a alguém que domine bem a língua portuguesa;

  • #7 Atualize-se sobre a realidade política, econômica e social do País. Cuidado com pensamentos fortemente ideológicos, e tente ao máximo ter certeza de seus argumentos. Seja coerente nas respostas em perguntas dissertativas e procure a racionalidade para escolher a alternativa correta em questões assertivas;

  • #8 Se você estiver em vias de finalizar o ensino médio, lance mão da ajudinha dos mestres. Tire possíveis dúvidas com os seus professores;

  • #9 Por fim, resuma e revise todas as informações que você julgar essenciais.

Tenha sempre Blade Energy em sua geladeira e garanta aquela energia extra ao estudar para o vestibular

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião aqui nos comentários e interaja conosco!

E para garantir a sua dose diária de saúde e disposição, tenha sempre Blade Energy em sua geladeira. Peça nos estabelecimentos mais próximos de você!