estudar durante a quarentena

Estudar durante a quarentena: 9 dicas para facilitar a sua rotina

“Como estudar durante a quarentena”? Essa é uma pergunta que muitas pessoas devem estar se fazendo neste momento. Afinal, estudar em casa pode não ser tão simples quanto parece.

Isso porque além de afetar a saúde pública e a economia, a Covid-19 causou graves consequências para a educação, afetando o calendário e a qualidade do ensino.

Desde março, prefeitos e governadores determinaram a suspensão das aulas nas redes pública e privada, fechando escolas, universidades e diversas outras instituições de aprendizado.

Como o tempo de duração da pausa no ano letivo ainda é incerto, é necessário encontrar maneiras para se adaptar nessa quebra de rotina de aulas e seguir conseguindo estudar durante a quarentena.

Para ajudá-lo a tornar essa rotina mais prazerosa e produtiva, separamos algumas dicas interessantes. Leia nosso artigo e comece a praticar.

Confira as 9 dicas para estudar durante a quarentena

1. Descubra o que funciona para você

As próximas dicas não têm uma ordem fixa, mas essa precisa ser a primeira. É importante que, antes de qualquer coisa, você preste atenção em si mesmo e em como você se sente enquanto estuda em casa. Isso vai ajudar a entender o que funciona ou não para o seu perfil e estilo de vida. A disciplina de estudar em casa é algo pessoal, e cabe a cada um descobrir, além dessas orientações gerais, qual é a maneira mais adequada para criar sua disciplina de estudos.

Dito isso, vamos às outras dicas!

2. Adeque o ambiente

Assim como outras áreas da nossa vida, estudar requer planejamento. E nada mais justo do que começá-lo escolhendo um ambiente adequado para os estudos.

Reserve um local especialmente para você assistir e estudar as aulas. É importante que esse lugar seja silencioso e que não haja interrupções, para você manter em 100% o seu foco e não ter nenhum tipo de distração.

3. Mantenha uma rotina

A vontade de dormir tarde e acordar mais tarde ainda é enorme. Principalmente, se você curte acompanhar os serviços de streamings. Contudo, é essencial que neste período você siga uma rotina. Assim, quando as aulas presenciais retornarem, você estará em plena forma e completamente habituado.

Lembra quando algum professor ou colega indicou alguma leitura, filme, ou material que você não conseguiu ler ou assistir por falta de tempo? Agora é a hora de ir atrás de todas essas referências. 

Também vale revisar conteúdos e anotações. Desta forma, a informação permanecerá “viva” em sua memória até a volta das aulas. 

E por falar nisso, o próximo item está diretamente ligado a esse. Ambos se complementam.

4. Estude sempre no mesmo horário

Sabia que o seu cérebro associa tudo? Lugares, horários, sensações, entre outros. Por isso, ao montar uma rotina de estudos, sempre em um mesmo horário e um local, o cérebro irá vincular aquela situação à necessidade de concentração.

 

O cérebro precisa de tempo e repetição para transformar memórias de curto em longo prazo. E isso só acontecerá se estudar se tornar um hábito regular. A prática leva ao aperfeiçoamento e ao sucesso não apenas nos esportes, mas também nos estudos.

5. Seja disciplinado

Ter disciplina na hora de estudar em casa durante a quarentena pode ter um efeito muito positivo na vida de qualquer pessoa. Além de garantir boas notas, aprovações e sucesso, também auxilia que desempenhe suas tarefas mais focado e concentrado, evitando a procrastinação.

6. Uma aula de cada vez

Já escutou aquela frase “é melhor uma coisa bem feita do que várias meia boca”? Ela se encaixa perfeitamente nesse item. 

Quer um exemplo? Se você vai assistir a uma aula online, vai precisar de um computador ou celular. E o ideal é que ele seja a única tela à qual você vai ter acesso naquele momento. 

Isso vai permitir que você dedique total atenção ao conteúdo que vai ser estudado, ajudando você a fixar as informações.

7. Crie sua lista diária/semanal de tarefas

Essa lista ajuda a estabelecer um ritmo e manter o foco nos estudos.

Algumas pessoas possuem dificuldades para começar a estudar sem um fator externo (como a necessidade de sair de casa ou a presença do professor). É um enorme desafio conseguir estudar durante a quarentena, mas a lista de tarefas vai auxiliar você. Afinal, é  mais fácil começar um trabalho quando definimos prazos para concluí-lo.

8. Evite distrações

 Já aconteceu de alguém contar uma novidade enquanto você estava fazendo alguma tarefa e logo após a pessoa ter terminado de lhe falar você perguntar o que ela estava dizendo? Isso provavelmente aconteceu porque seu foco estava em outro lugar. 

Portanto, para impedir isso e conseguir estudar durante a quarentena, evite tudo que possa tirar a sua atenção dos estudos.

Desligue as notificações de seus apps e estabeleça horários fixos para checar suas redes sociais. O isolamento social da quarentena pode provocar uma necessidade de ficar conectado constantemente nas redes sociais, o que vai atrapalhar a sua produtividade.

9. Lembre do porque você quer ou precisa estudar durante a quarentena

E por fim, a última, e talvez mais preciosa dica: Sempre tenha em mente o motivo dos seus estudos para se manter motivado. Quer você esteja concluindo o ensino superior, quer esteja aprendendo uma habilidade nova, lembrar continuamente da razão pela qual você está estudando pode ajudar a colocar em prática todos os itens mencionados anteriormente para conseguir estudar durante a quarentena.

Então, especialmente para quem está com dificuldade em estudar em casa nesse momento, a dica principal é jamais desistir. Estamos em quarentena, mas a vida não para e seu tempo que passa não pode ser recuperado. Use ele a seu favor e invista em você!

Certamente quando tudo isso passar, a satisfação por ter seguido em frente será a maior recompensa por todo o esforço empenhado.

Curtiu as nossas sugestões? Deixe sua opinião aqui nos comentários e interaja conosco!

E para ajudar você a ficar ainda mais atento durante as horas de estudo, que tal deixar um Blade Energy pertinho de você?