esporte e inclusao social ferramentas para sobrevivencia

Esporte e inclusão social: por que essa ferramenta salva vidas?

Existe melhor ferramenta de integração em uma comunidade do que aliar esporte e inclusão social!? Seja lá qual for a modalidade, essa construção traz ótimas oportunidades e pode, sem exagero algum, salvar vidas.

Uma criança que cresce envolvida nesses projetos, tende a ser mais saudável, aprender com mais facilidade, relacionar-se bem com outros indivíduos e, com chances surgindo através dessa batalha, afastar-se das drogas e da criminalidade. Que País não desejaria tal progresso, não é mesmo!?

Aqui na Blade Energy somos propagadores desse ideal. Neste artigo, queremos despertar o interesse e abrir a discussão para que cada um de nós contribua, da maneira que puder, para tornar a nossa sociedade mais digna e igualitária. Acompanhe e desenvolva suas próprias convicções!

O esporte atua diretamente na inclusão social, segundo a ONU

A própria Organização das Nações Unidas (ONU) já atestou as contribuições do esporte para a integração dos grupos, independentemente de suas condições financeiras. É uma quebra de paradigmas, já que dessa forma perde-se a “hierarquia” social e todos são tratados como semelhantes.

Veja os pontos observados pela Instituição:

  1. Afora o princípio dos desenvolvimentos físico e da saúde, o esporte contribui para a aquisição de valores necessários para a coesão social e mundial;
  2. É capaz de colaborar com a educação e estimular o desenvolvimento das individualidades;
  3. Forma cidadãos orientados para a participação na vida política, econômica e social de suas comunidades;
  4. Instiga a existência de princípios morais e éticos, tão importantes para uma inclusão social efetiva.

Na escola, esporte e inclusão social são sinônimos

Onde iniciamos o amadurecimento dos nosso valores? Claro que é na escola.

Através da convivência com outras crianças e adolescentes, começamos a ter uma percepção do mundo além de nossas caixas individuais. Isso permite-nos alicerçar as nossas crenças, opiniões e ações em prol do que consideramos correto.

Esporte e inclusão social são praticamente termos sinônimos e quase redundantes, quando pensamos em sala de aula. Sendo assim, é muito importante professores e demais membros da comunidade escolar preocuparem-se em promover as práticas esportivas naquele ambiente, e estimular a participação dos estudantes.

A aula de educação física não pode ser um momento de “descanso”, para  “matar tempo”. Muitas instituições de ensino atuam dessa forma, o que descaracteriza um momento de grandes oportunidades e o importante trabalho do educador. Quantos atletas já descobriram seus talentos através desses impulsionamentos? Sabemos que esse número (ainda bem) está em pleno crescimento.

Assim sendo, aquelas pessoas que vivem em constante vulnerabilidade social poderão encontrar um mundo de possibilidades, que antes pareciam extremamente distantes e utópicas. Aliás, esse autoconhecimento fortalece positivamente a autoestima, mostrando que falhar é permitido e que o próximo passo é erguer a cabeça e tentar novamente.

Esporte e inclusão social para promover a empatia

Buscar a superação é a regra!

Um dos principais benefícios do esporte para a inclusão social é a oportunidade de encontrar e superar as limitações do corpo – e não necessariamente estamos falando de PCDs, mas de qualquer pessoa que não se sinta capaz. O principal argumento surge a partir do encorajamento.

Viver essa experiência é o degrau fundamental para praticar a empatia. Pequenas vitórias, nesse caso, ensinam a respeitar, ser compreensivo com as dificuldades alheias, prestar auxílio a quem necessita de uma mãozinha e, acima de tudo, aflorar a GENEROSIDADE.

Para pessoas com deficiências físicas e intelectuais, essa é a arma certeira a favor da inclusão social

Ser chamado de atleta é motivo de orgulho, quase que um símbolo de heroísmo. E quando o indivíduo nessa condição é PCD, os reflexos são ainda mais valiosos. Mais do que o glamour, o sentimento de pertencimento a um grupo potencializa a certeza de ter um lugar no mundo.

Uma pessoa com deficiência muitas vezes perde a vontade de conviver em sociedade, o que contribui para a depressão e tantos outros males que afligem os seres humanos. Com o estímulo provocado em direção à superação, esporte e inclusão social revelam-se uma aliança infalível, que transforma vidas e garante que qualquer um PODE ser quem desejar, apesar das barreiras.

Esporte e inclusão social é um casamento perfeito. Levante essa bandeira com a gente! Aguce esse sentimento em seus grupos de convívio. Pode ser clichê, mas com a mínima contribuição de cada um, é possível mudarmos a realidade de muitas pessoas mundo afora.

E para matar a sua sede durante essa jornada, beba Blade Energy Drink.