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Dicas para Manter-se Hidratado no Carnaval

Carnaval é sinônimo de calor e suor, mas também de diversão.  Nosso corpo troca calor com o ambiente o tempo todo e assim perdemos muita água,  com ela sais minerais importantes, como o sódio e o potássio, também conhecidos como eletrólitos.

Quase 70% do nosso corpo é composta por água, por isso sua perda excessiva pode ser prejudicial à saúde. Além de ajudar na regulação da temperatura corporal, esse líquido desempenha várias funções no organismo, como transporte de nutrientes, lubrificação de mucosas, funcionamento das células e órgãos e eliminação de toxinas.

Quando não fazemos a reposição da água perdida podemos ficar desidratados, causando sintomas como tontura, fadiga, fraqueza, dor de cabeça, entre outros. Em casos extremos, a desidratação pode, inclusive, colocar em risco a vida. Por isso, manter-se hidratado é fundamental e merece atenção especial no verão.

Como se manter hidratado no Carnaval?

Se manter hidratado não é difícil, alguns truques podem te ajudar a lembrar de beber água. Depois que tomar água se torna um hábito você não vai mais sentir tanta dificuldade. Veja algumas dicas:

  • A recomendação é beber pelo menos 2 litros de água todos os dias, mas isso pode variar de pessoa para pessoa, já que cada um tem necessidades específicas.
  • Alguns grupos precisam de mais água do que os outros. Grávidas e atletas, por exemplo, precisam beber mais do que 2 litros diariamente. O ideal é procurar um médico ou nutricionista para saber a sua necessidade diária.
  • Tome a água ao longo do dia e não toda de uma vez. Além disso poder forçar o funcionamento dos rins, sua perda é constante e a reposição também precisa ser.
  • Leve uma garrafinha de água na bolsa e deixe uma na mesa do escritório.
  • Beba a água longe das refeições para não prejudicar a digestão.
  • Cole lembretes para beber água em lugares estratégicos.
  • Baixe aplicativos que te ajudam a lembrar de tomar água.
  • Busque um aliado. Um amigo ou o cônjuge também pode ter dificuldade para se manter hidratado, então um pode ajudar lembrando o outro.

Outras fontes de hidratação

Existem outras bebidas e alimentos que ajudam você a se manter hidratado, mas lembre-se de que nenhum deles substitui a água, eles apenas atuam como complemento na hidratação. Confira:

  • Frutas ricas em água: melancia, uva, morango, pera, melão e laranja são frutas ricas em água, vitaminas e sais minerais e ainda tem muitas fibras.
  • Chás: existem muitas opções e você pode combinar sabores, além de escolher entre quente ou gelado. O ideal é não usar açúcar.
  • Sucos de frutas: refrescantes, podem combinar várias frutas e até água de coco para variar o sabor. Evite opções industrializadas, pois têm muitos conservantes.
  • Água de coco: fácil de encontrar e refrescante, tem poucas calorias e ajuda na reposição de eletrólitos.
  • Águas aromatizadas: para quem não gosta de água pura, acrescentar folhas de hortelã, gotas ou pedaços de frutas ajuda a deixar a água com um leve sabor.

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