beneficios de beber agua jeito certo aprenda

Benefícios de beber água: existe jeito correto para consumi-la. Aprenda hoje!

Um elemento vital para a sobrevivência humana. Entre os benefícios de beber água, está o pleno funcionamento dos órgãos. Você sabe o que aconteceria se ficássemos muito tempo sem ela? Um verdadeiro colapso em nosso organismo. 

Cerca de 80% do peso de um indivíduo é composto por água. Ao longo do dia, com as perdas naturais de líquidos que ocorrem, precisamos repô-los. 

Todavia, há um ponto de atenção nessa necessidade: existe uma forma correta de ingerir o líquido que é tão importante para a continuidade da vida.

Hoje estamos propondo uma discussão para mudar um hábito que, até então, você acreditava ser positivo. Também é nossa intenção, desmascarar um mito: a quantidade ideal depende de algumas variáveis, sendo os famosos dois litros uma lei um tanto quanto controversa.

Vamos entender melhor o que isso significa!?

Os benefícios de beber água e a crença difundida sobre a quantidade ideal

“Quantos litros de água devo beber por dia?”. Você já deve ter feito essa pergunta inúmeras vezes.

Os benefícios de beber água estão sim ligados às quantidades diárias que absorvemos. Entretanto, enraizou-se no senso comum uma informação inadequada. Dois litros não é um número absoluto de saudabilidade para todo e qualquer ser humano. 

A grosso modo, existem alguns dados que precisamos analisar antes de bater esse martelo. Isso porque há fatores que determinam as doses de forma personalizada:

  • Depende do ambiente onde você se encontra; 

Em dias quentes consumimos mais, por transpirarmos mais. O contrário, ocorre no frio;

  • Depende das atividades realizadas; 

Quem faz exercícios ou trabalha muito com a força física, precisa beber mais água do que aqueles que passam os dias parados ou sentados.

  • Depende do seu peso corporal. 

Sim, os volumes de água diferenciam-se de acordo com os quilos a mais ou a menos que temos, porque há influência direta nas perdas ao longo das horas.

Uma dica boa para calcular a quantidade de água aproximada que você deve consumir

Existe uma fórmula simples, difundida por alguns especialistas, para entendermos quantos copos de água devemos consumir diariamente. Vamos ao cálculo:

DIVIDA O NÚMERO CORRESPONDENTE AO SEU PESO CORPORAL POR OITO.

O resultado encontrado apontará a quantidade de copos de 300 ml que você precisará tomar por dia.

Existe horário certo para aproveitar os benefícios de beber água?

SIM!

Na verdade, é mais fácil falar dos momentos indevidos, nos quais o consumo de água – ou qualquer espécie de líquido – deveria ser evitado. 

Não beba:

  • Em cima de toda e qualquer refeição, para não prejudicar o sistema digestivo e causar diversas patologias como a gastrite. O limite considerado bom entre uma refeição e o último copo de água é de meia hora;
  • Líquidos gelados durante a refeição.

No processo digestivo, o líquido gelado precisa passar por uma espécie de combustão que o aqueça, para somente depois os alimentos sólidos entrarem nesta sequência. O atraso pode chegar a nove horas ou mais, prejudicando o metabolismo e provocando a falta de nutrientes para as células.

Aproveite os benefícios de beber água sem exageros

Mais do que o necessário não é bom. Beber muita água, faz mal sim! Além disso, eduque o seu organismo a pedi-la apenas duas horas após as refeições.

Parece uma tarefa difícil, mas aplicando esse comportamento durante três dias, o que era um sacrifício será “tirado de letra”. Além disso, manter uma alimentação menos condimentada ou temperada, ajuda nesse aprendizado.

Sobre a cor da urina: nem 8, nem 80

Ah, atente-se a um detalhe diferenciado, que permitirá a você medir seu nível de hidratação.

A cor da urina reflete perfeitamente o que anda acontecendo dentro do seu corpo.

MUITO AMARELA, SEMELHANTE A UM SUCO DE MAÇÃ.

Acenda um sinal de alerta! O nível de água em seu organismo está ficando muito baixo, o que significa desidratação iminente.

LÍMPIDA NÃO É A TONALIDADE DA URINA.

Ela não pode ser transparente. Isso indica uma super hidratação, o que mostra que você consumiu mais líquido do que deveria.

A COR IDEAL É PARECIDA COM UMA LIMONADA

É bom fazer os comparativos, para que eles fixem em sua imaginação. Com o aspecto nem tão transparente igual ao do suco de limão, a sua hidratação estará perfeita.

Nunca se esqueça da importância de beber água

Após saber que está hidratado e saudável, você pode adicionar mais energia ao seu dia a dia com uma boa dose de Blade Energy, o energético de Floripa. 

Conheça todos os sabores e tenha uma vida de alta performance no trabalho, nos estudos, nas viagens, nos esportes e na balada.